Reajuste - Plano de Saúde

Reajuste - Plano de Saúde

Comunicado Importante aos Servidores Municipais

Reajuste no Plano de Saúde

 

Prezados(as) Servidores(as),

Informamos que a mensalidade do plano de saúde oferecido aos servidores públicos municipais, seus dependentes e agregados sofrerá um reajuste aproximado de 15% na alíquota de contribuição. Este ajuste será aplicado automaticamente na folha de pagamento, após aprovação do projeto de lei correspondente.

 

Por que o reajuste é necessário?

O reajuste é uma medida indispensável para manter a continuidade do plano de saúde, diante de um cenário de desequilíbrio financeiro causado pelos seguintes fatores:

- Déficit financeiro mensal de cerca de R$ 300 mil, decorrente do reajuste de 35% no último contrato com a operadora do plano, sem um aumento correspondente na cota patronal.
- Consumo das reservas financeiras devido a devoluções de mensalidades e ações judiciais envolvendo o plano.
- Alta sinistralidade: Nos últimos anos, o uso do plano de saúde esteve acima da média esperada.

 

O impacto das ações judiciais

É importante destacar que um dos principais motivos para a situação atual do caixa da assistência médica são as ações judiciais movidas contra a Assistência Médica, para devolução de valores pagos a título de mensalidades. Esses valores foram efetivamente utilizados, à época, para pagar a operadora do plano de saúde. No entanto, com as decisões judiciais desfavoráveis, o caixa da assistência médica foi consumido, esgotando recursos que poderiam estar disponíveis agora para suportar o impacto do reajuste.

Como resultado, o saldo da assistência médica, que era de R$ 10 milhões em janeiro de 2024, caiu para apenas R$ 1,5 milhão em janeiro de 2025, sendo que R$ 1 milhão desse valor já está comprometido com passivos judiciais.

 

Comparativo de valores

Vale destacar que o plano oferecido aos servidores municipais, mesmo com o reajuste, ainda possui um custo mais acessível em comparação a planos particulares, preservando um importante benefício para os servidores e suas famílias.

Segue abaixo a tabela comparativa dos valores atuais e dos novos valores:

 

Nosso compromisso com a transparência

O Comitê Gestor avaliou todas as possibilidades e buscou alternativas para evitar o aumento e tomou essa decisão com responsabilidade e grande pesar, buscando a melhor solução para evitar a interrupção do benefício. 

Mesmo com o reajuste de 15%, o valor ainda não será suficiente para eliminar completamente o déficit, mas permitirá amortizá-lo até o fim do contrato, garantindo o pagamento à operadora e a manutenção do plano de saúde.

Queremos que todos os servidores estejam cientes da situação do plano de saúde. Se as ações judiciais e os pedidos de devolução continuarem, o plano pode se tornar insustentável, podendo ser substituído ou até extinto, como já ocorreu em algumas cidades da região.

O Comitê Gestor está trabalhando para evitar isso e garantir a continuidade do plano, mas essa é uma responsabilidade compartilhada. Cada decisão individual reflete no coletivo, e juntos podemos manter esse benefício acessível para todos.

 

Estamos à disposição para dúvidas

Se você tiver alguma dúvida ou desejar mais informações, entre em contato pelos seguintes canais:

Telefone: (17) 3523-7583
WhatsApp: (17) 99652-1152
E-mail: planodesaude@ipmc.com.br

Nosso compromisso é continuar trabalhando para oferecer o melhor serviço aos nossos servidores e seus familiares. Contamos com a compreensão e a colaboração de cada servidor para enfrentar esse desafio da melhor forma possível. Afinal, cuidar do plano de saúde é, acima de tudo, cuidar uns dos outros.

 

Atenciosamente,

Catanduva, 06 de fevereiro de 2025.

 

Fundo Municipal de Assistência Médica dos Servidores Públicos Municipais de Catanduva

Comitê Gestor:

Reginaldo Floriano Puydinger dos Santos – Presidente
João Paulo Moura Martin - Secretário
Edivaldo Marino Jácomo - Membro
Emerson Aparício - Membro
Ericsson Bobadilha dos Santos - Membro